Serviços

alinhamento/ balanceamento

O alinhamento consiste no ajuste da posição e do ângulo formado pelas rodas em relação ao solo e ao eixo do veículo. O serviço deve ser realizado seguindo os parâmetros estabelecidos pelos fabricantes, pois além de estar diretamente relacionado ao controle do volante e à estabilidade do veículo, o serviço de alinhamento também influencia na vida útil e desgaste correto dos pneus.

O balanceamento consiste em equilibrar o peso dos pneus em relação às rodas para que os mesmos tenham contato regular com o solo evitando vibrações incomodas no volante e no veículo. 

O ideal é que o alinhamento e o balanceamento sejam realizados entre cinco mil e dez mil quilômetros rodados pelo veículo, mesmo quando o condutor não sinta nenhum desconforto ou comportamento anormal do automóvel. Por outro lado, deve-se também verificar e ajustar esses serviços sempre que houver troca ou rodízio de pneus/rodas, impactos fortes com depreciações na pista ou em algum obstáculo, vibração do volante ou desconforto no veículo, conserto de furo ou corte ou até mesmo a perca dos contra pesos usados no balanceamento.

Suspensão

 A suspensão é um conjunto de peças que atuam durante todo o percurso de um veículo fazendo ligação entre o chassi e às rodas garantindo que as mesmas estejam sempre em contato com o solo e os impactos sofridos pelas rodas sejam absorvidos.

 

O sistema de suspensão do veículo é formado por vários componentes flexíveis, os principais e mais conhecidos são: Amortecedor, Mola, Leque ou Bandeja e Barra Estabilizadora. Esses componentes atuando em conjunto promovem o conforto aos passageiros além de garantir a estabilidade e segurança do veículo.

Freios

O sistema de frenagem do veículo é composto por um conjunto de peças que trabalham com a função de desacelerar e/ou parar completamente um veículo além de manter o carro parado quando estacionado. Com exceção dos automóveis adaptados para pessoas com deficiência, esse sistema tem, basicamente, dois modos de acionamento: pedal e alavanca.

Com o avanço das tecnologias alguns veículos mais modernos contam, também, com um acionamento automático dos freios que consiste em utilizar uma série de sensores para detectar possíveis colisões e frear automaticamente o automóvel sempre que um sinal de perigo for constatado.

Em veículos leves como carros e camionetes, o sistema de freio se divide em dois tipos: a disco ou tambor, ambos hidráulicos. 

Para garantir a segurança na hora de frenagem deve-se sempre conferir a viscosidade do fluido utilizado no sistema hidráulico de freio e a condição dos discos, pastilhas e/ou tambores com frequência e sempre ficar atento a sinais como: Veículo desviando para um lado no momento da frenagem, ruídos agudos, vibrações, pedal muito baixo ou muito duro ou até mesmo dificuldade para desacelerar o carro.

Troca de óleo

      A troca de óleo é um procedimento obrigatório em todos os veículos, sendo necessária após um período de tempo ou quando atingida uma quilometragem específica, ambas determinadas pelo fabricante. A função do lubrificante é de proteger as peças internas do motor, reduzir atrito entre as partes móveis e evitar acumulo de sujeira. Ao longo do tempo o óleo vai perdendo suas propriedades, sendo assim necessário sua troca.

Higienização do ar-condicionado

      O ar-condicionado é um item muito utilizado em dias quentes dentro dos carros e sua higienização é necessária não só para o conforto, mas também para evitar problemas sérios de saúde. Por ser um item de ventilação, pode ocorrer acúmulo de sujeiras, fungos e bactérias em seus filtros de ar. Fatores como mau cheiro e dificuldade de ventilação podem ser indícios que é preciso necessário higienizar o sistema.

injeção eletrônica

A injeção eletrônica é o sistema de alimentação de combustível que substituiu os carburadores e melhorou o desempenho dos motores, diminuindo o consumo de combustível e reduzindo a emissão de gases poluentes. Isso é possível porque o sistema de injeção eletrônico permite um controle mais completo e adequado da mistura de ar e combustível que entra no motor.

O sistema faz a leitura de diversos sensores espalhados em pontos estratégicos do motor, examina as informações e, com base em outros dados gravados em sua memória, envia comandos para diversos atuadores. Esse procedimento é efetuado varias vezes por minuto. A injeção eletrônica também dispensa o uso do afogador, peça rara nos carros hoje em dia.

A manutenção preventiva é importante, já que as peças do sistema eletrônico são bem mais caras que as do sistema carburado. A prevenção também serve para as peças periféricas, pois velas e cabos com defeito acabam danificando peças mais caras, como os sensores ou a central eletrônica da injeção.

Algumas características que nos alertam problemas é quando o sistema de injeção apresenta sinais como o motor engasgando e com pouco rendimento, a marcha lenta fica irregular, e a potência do veículo diminui.

EMBREAGEM

A embreagem é um dispositivo que fica entre o motor e a caixa de câmbio, responsável por levar a força produzida dentro do motor para a caixa de câmbio e, de lá, para as rodas. Basicamente, a embreagem é um instrumento que acopla e desacopla o motor do câmbio.

O equipamento também filtra as vibrações do motor e reduz os ruídos e desgastes dos componentes de transmissão. Três partes compõem o sistema: O rolamento da embreagem, o platô (formado pela carcaça da embreagem, pela placa de pressão e pela mola membrana) e o disco.

 

A presença de ruídos, o pedal de embreagem duro, trepidação do motor ou dificuldade para engatar alguma marcha são sinais de que uma avaliação deve ser realizada imediatamente pois algum problema com a embreagem poderia diminuir ou até mesmo interromper o funcionamento perfeito do motor.